O livro

Tem livro que muda seu mundo. Quanto se está lendo, vai dando aquela coisa boa, você vai marcando tudo, ficando meio desesperado com tanta coisa bem escrita e útil, com vontade de sair e aplicar tudo na vida fora do livro. E quando acaba, te dá uma sensação boa mas uma certa angústia de como começar isso pra ontem, e como não descobriu isso antes… (a mania que a gente tem de gostar de sofrer e de lidar mal com o tempo).

Mas enfim, esse livro – Una pedagogía de la comunicacíon (Mário Kaplun), que acabo de ler hoje, depois de cultivar a leitura por muito tempo – talvez mais que necessário para não ter que terminar – é um desses exemplos.

Para qualquer pessoa que queira se inspirar em um modelo de comunicação educativa, sem idealismos, mesclando muito conhecimento e aplicações práticas, e fundamentalmente prezando pela formação de cidadãos críticos, pelo bem comum e inserção disso tudo nos tempos vividos de hoje, sem alienar às condições reais de vida e existência. Admirável Mário Kaplun, obrigada por essa obra. Sem exageros. Sem comparação dentre tudo que já li sobre o tema.

Ver no Google Books
Ver no Scribd

Advertisements

2 comentários

Filed under Academy, Communication, Education

2 responses to “O livro

  1. Oi, Rúbia. Tudo bem?

    Este livro é mesmo maravilhoso. É como se fosse uma síntese de um livro mais antigo do Kaplún, chamado “El Comunicador Popular”, você deve conhecer.

    Recentemente concluí minha monografia, que foi justamente a aplicação do método Educomunicação proposto por Kaplún numa oficina de produção de vídeos de ciências com estudantes da rede pública da Bahia. A experiência foi fantástica, e trouxe muitas contribuições, umas benéficas, outras que precisam ainda de soluções.

    Gosto muito do seu blog. Abraço forte.

    • Mariana, que coisa bacana seu projeto. Vou entrar no blog depois e ler um pouco mais, espero que a gente continue trocando informações sobre o tema e muitas outras coisas de interesse. Minha dissertação fica pronta em fevereiro, depois posto no blog! Abraços e feliz novo ano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s